Doenca inflamatória crônica da pele muito semelhante a acne que acomete principalmente as mulheres na fase adulta. Não há causa definida, mas esta relacionada a infecção do parasita Demodex folliculorum, predisposição pessoal e altercaoes gastrointestinais.
Fatores desencadeantes ou de piora: frio e calor intensos, bebida alcóolica, café, pimentas e molhos quentes, exposição solar intensa
Ocorre principalmente na região central da face. Inicia-se com vermelhidão transitória, mas que depois torna-se persistente. Com a progressão , surgem também pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), lesões avermelhadas e elevadas (pápulas) e pústulas (pontos amarelos), que parecem espinhas, daí a denominação acne rosácea, pela semelhança com a acne.Pode haver alterações oculares. Em casos mais graves, há formação de nódulos, aumento volume do nariz.
O tratamento não cura, mas controla a doença e depende do grau de acometimento. Geralmente, feito com antiinflamatórios e antibióticos tópicos e se necessário antibiótico e retinóides via oral. Os vasinhos podem ser tratadas com laser.