Existem milhares de causas de queda de cabelo. MILHARES mesmo ! As mais comuns são as causas genéticas, metabólicas, hormonais, nutricionais e infecciosas.
Com o tempo, falarei de cada uma de forma mais detalhada para quem tiver interesse, ok ?! Agora, ficaria muuuuito cansativo, pois há uma infinidade de informações.
Causas mais comuns de Queda do Cabelo :
– Calvície ou Alopecia Androgenética (Masculina e Feminina) : Transmitida pelo pai ou pela mãe e pode pular gerações. Geralmente inicia na puberdade ou início da vida adulta nos homens e um pouco mais tarde nas mulheres(próximo a menopausa)
– Dermatite Seborreica (caspa): O excesso de sebo e a consequente proliferação fúngica e/ou bactérias associada a inflamação favorecem a queda.
– Anemia: Níveis de ferritinas baixos (forma de depósito de ferro no organismo) mesmo sem manifestação de anemia pode causar queda.
– Alterações Hormonais : Alterações da tireóide, Síndrome Ovários Policísticos, Supra renais entre outros quando não tratados podem causar queda.
– Distúrbios Alimentares, Dietas alimentares restritivas ou doenças do trato gastrointestinal : Deficiência de nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos como zinco, selenio, ferro, vitaminas do complexo B, enxofre e etc pode levar queda
– Cirurgias, Infecções : Situações de estresse para o organismo produzem substâncias que alteram o ciclo capilar induzindo a queda
– Medicamentos : Principalmente os antidepressivos, anticonvulsivantes, mas a lista é enorme desses medicamentos que causam queda. Não suspenda ou substitua sua medicação sem orientação médica.
– Pós Parto : É esperado e está relacionado com as alterações hormonais próprias da gestação. É autolimitado e há tratamentos para atenuar a queda
– Alopecia Areata: Doença auto imune em que ocorre um ataque das células do nosso próprio organismo as estruturas do cabelo. Tem forte relação com o estresse.
– Psoríase, Lúpus Cutaneo e Líquen Plano Pilar : Doenças inflamatórias do couro cabeludo que causam queda podendo deixar cicatrizes e alopecias definitivas.
– Alterações na haste capilar por química, traumas, tração, intoxicações por metais, venenos e constitucional
“A Cabeleira agradece…”