Olá Pessoal !
Adoro falar desse assunto e acho que vocês também vão gostar de saber o porquê o estresse pode causar, precipitar ou ser fator de manutenção da queda capilar. Nada de “achismos”, tudo puramente científico. Vejam !
1- As células que promovem o crescimento capilar e o sistema nervoso central possuem a mesma origem embriológica. Isso significa que há uma comunicação intensa entra ambas estruturas e que um influencia o funcionamento do outro, mesmo porque o folículo é a estrutura que contém o maior número de terminações nervosas da pele. O estresse está afeta o sistema nervoso e consequentemente o cabelo.
2- Pesquisas recentes e muito interessantes afirmam que o estresse favorece a produção de substâncias ao redor dos folículos que inibem o crescimento, o desenvolvimento capilar e consequentemente a queda. Ex : Substância P e Fator de Crescimento Neural
3- A conclusão é que o folículo é produtor e ao mesmo tempo alvo de substâncias e hormônios que podem interferir de forma positiva ou negativa no desenvolvimento capilar. Ex : androgênios, estrogênios, cortisol, prolactina e etc
A forma como o estresse se manifesta no corpo é muito imprevisível. Ao mesmo tempo que existem pessoas que não sofrem as consequências do estresse, há outras que as expressam de diversas formas. Umas precipitam uma gastrite, outras hipertensão, alergias, fobias, baixa imunidade e outras a queda capilar.
E é essa enorme variação de expressão do estresse que fazem com que as pessoas, muitas vezes, não acreditem que o estresse está relacionado com a queda capilar. Afinal, aquele meu amigo ou parente que é muito mais estressado do que eu, não tem queda de cabelo. Mas vale lembrar que nenhum indivíduo é igual ao outro. Cada um de nós, temos uma expressão diferente no meio ambiente.
O que fazer nesses casos ?
Tomada de atitude. Ou seja, buscar mudança no estilo de vida, nos hábitos a fim de buscarmos melhor qualidade de vida para amenizar as consequências do estresse. Ex : momento de lazer, sono de boa qualidade, alimentação saudável, atividade física regular , técnicas de relaxamento, mudança de emprego e etc.
“A Cabeleira Agradece …”