Acredito que muitas pessoas já tiveram essa dúvida, assim como eu tive por muito tempo, sobre produtos com as propostas de hidratação e reconstrução capilar. Saiba que embora tenham muitos ativos em comum, possuem finalidades diferentes e, com frequência, erramos ao comprar esses produtos e, claro, não conseguimos o resultado que esperávamos.
Hidratação Capilar
– Significa devolução da umidade ( da quantidade de água) natural aos cabelos
-Geralmente, esse produtos contém em sua formulação, maior quantidade de lipídios (ceramidas, óleos e etc), mas também proteínas hidrolisadas e silicones.
-Indicado para manutenção da saúde do fio e recupera cabelos com danos leves.
– O lipídio (óleo) é o que dá a sensação do cabelo beeeemm macio quando passamos a mão, como uma “seda” . O silicone forma um filme protegendo o fio de cabelo da perda de água e das agressões externas como sol, vento e etc. As proteínas tem a função de repor os nutrientes ao fio.
Reconstrução Capilar
– Significa repor nutrientes que constituem a fibra capilar, conferindo maior resistência ao fio. Ex: cauterização, queratinização, máscaras reconstrutoras e etc.
– Contêm maior quantidade de proteínas (ex: queratina) , nutrientes e vitaminas quando comparados aos hidratantes. Em excesso ou quando aplicado no cabelo muito danificado, pode deixar fio quebradiço. Fique atenta. Nestes casos, hidratar antes.
-Indicado para cabelos danificados : aspereza, perda de brilho, quebradiço, pontas duplas e alteração de cor.
– Embora esses produtos também tenham lipídios, alguns podem não deixar o cabelo tão macio quanto os hidratantes com alto teor de lipídios. E por isso, as pessoas tendem a concluir que não estão hidratando de forma suficiente seu cabelo. Pensamento errôneo. O ideal, neste caso, é intercalar o uso de ambos os produtos.
-É útil a suplementação com vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para cabelo. Procure o médico.
NOTA: Muito comum acontecer – Pessoas com CABELOS DANIFICADOS, com certeza, vão precisar de máscaras ou produtos hidratantes. Mas isso, NÃO SERÁ O SUFICIENTE para RECUPERAÇÃO do fio. Engana muito, pois como o cabelo fica muito macio quando usa o produto, dá a falsa sensação que está tudo bem. Nesses casos, é NECESSÁRIO também fazer a RECONSTRUÇÃO dessefio.
“A cabeleira agradece…”
Veja também : FAÇA VOCÊ MESMO : A ANÁLISE DE SEU CABELO I, A ANÁLISE DE SEU CABELO II e FAÇA VOCÊ MESMO : A ANÁLISE DE SEU CABELO III,