Pessoal, tenho visto muita confusāo quando as pessoas falam de irritaçōes do couro cabeludo com produtos para química capilar e hoje vou falar de algumas diferenças básicas importantes. Um couro cabeludo que apresenta dermatite ( eritema e descamaçāo, prurido ou ardor) por algum produto pode ter causas diferentes. Vejam 2 casos abaixo:

1- Paciente após aplicaçāo de um relaxante a base de hidróxido de amônio inicia quadro de inflamaçāo minutos a horas após aplicaçāo
2- Paciente faz coloraçāo que contenha parafenilenodiamina (ppd) e também desenvolve uma inflamaçāo no dia seguinte. Paciente acostumada a aplicar essa mesma coloraçāo.
Muitos poderiam pensar que as 2 tiveram o mesmo problema, nāo é ?!
Depende ! Analisando o quadro, o mais provável seria uma DCIP ( dermatite de contato por irritante ) no caso 1 e uma DCA ( dermatite alérgica) no caso 2. Isso porque produtos com hidróxido amônio apresentam pH bem mais alto que o do couro cabeludo ( ph 9-12) que pode causar uma “queimadura química” ao entrar em contato com o couro (depende também da concentraçāo utilizada). Já produtos que que contêm o PPD (parafenilenodiamina, com alto poder alergênico) como colorações, tatuagens de henna apresetam maior risco de desencadearem a alergia ( resposta imunológica) na pessoas em torno 5-10%.
Para ter certeza, faz-se necessário uma anamnese detalhada, exame físico e exames laboratoriais. O teste de contato é útil, pois nos auxilia a detectar quais os ativos que provocaram a alergia, porém ele nāo é útil nos casos de queimadura química.
Resumindo :
– Alergia (DCA) : reaçāo de defesa do organismo contra um agente estranho ao corpo. Os anticorpos identificam e atacam a molécula estranha que está na pele causando inflamaçāo. VALE RESSALTAR QUE A ALERGIA GERALMENTE SE DESENVOLVE MESES A ANOS APÓS UTILIZAÇĀO REPETIDAS DO ATIVO .NUNCA OCORRE EM PRIMEIRO CONTATO. Ex: persulfato de amônio, formaldeído, parafenilenodiamina, monotioglicolato de glicerol e etc
. Queimadura Quimíca (DCIP) : reaçāo inflamatória da pele devido um agente que tem a natureza agressiva (corrosiva). Ocorre nos casos de extremos do pH ( muito ácido ou básico) e nos casos de altas concentraçōes Ex: amônio, tioglicolato, hidróxidos, detergentes, alcanolaminos, oxidantes, neutralizantes e etc
O tratamento é semelhante e pode demorar semanas a meses. Alguns medicamentos são prescritos pelos médicos como os corticóides ( tópicos ou orais) e antibióticos ( se infecçāo associada). Podem ser usados também ativos antinflamatórios e cicatrizantes em loções e produtos cosméticos. Um bom profissional saberá indicar o melhor em seu caso.
O mais importante é descobrir a causa, pois caso contrário haverá recidivas se o ativo for utilizado novamente. LEMBRANDO QUE UM MESMO PRODUTO CONTÉM VÁRIAS SUBSTÂNCIAS QUE PODEM CAUSAR TANTO DCA QUANTO DCIP. Identificar o que ocorreu é essencial !
¨A cabeleira agradece…¨