Oi Pessoal !
O assunto Calvície é bastante extenso e traz várias dúvidas e angústias para o paciente. Será que vou ficar careca ? Não posso fazer nada para impedir ? Essas questões são fundamentais e acho que o primeiro passo é entender o que está acontecendo e estar sempre atento a essa condição.
Para saber se você é um candidato para desenvolver calvície, responda as perguntas abaixo:
1– Alguém na família tem calvície ( pais, irmãos, tios e avos- homens e mulheres ) ?
2– Percebeu afinamento dos fios no topo da cabeça, nas entradas ou na coroa do cabelo ?
3– Percebeu redução do volume total dos cabelos?
4– Percebe queda de cabelo de alguma área mais do que das outras?
Caso sejam positivas, a chance é grande, mas ainda é necessário exame médico e a dermatoscopia para confirmar o diagnóstico e definir o grau de acometimento e assim iniciar tratamento adequado para você.
Nos homens, geralmente o acometimento tende a ser mais precoce ( em torno 20-30 anos) e nas mulheres mais tardio ( peri ou pós menopausa). Mas há várias exceções quando o assunto é faixa etária, pois está intimamente ligado as condições hormonais
* Dermatoscopia do Couro Cabeludo – Características da Calvície : Variação significativa no diâmetro dos fios, afinamento dos fios em uma proporção maior que 20%, diminuição no número de fios por folículo, redução na densidade capilar, folículos vazios, pontos amarelos entre outros.
Lembre- se que ao fazer a intervenção precoce, conseguimos controlar o quadro e diminuimos muito a evolução da calvície.
Infelizmente, as pessoas demoram a procurar o médico, por acreditarem que não há solução para o problema ou mesmo por tentarem tratamentos sem orientação médica ou tratamentos “milagrosos” em primeiro lugar. Após anos de evolução, a resposta ao tratamento não será mais a mesma, é pobre e muitas vezes já com indicação apenas do transplante ou prótese capilar.
“A cabeleira agradece…”