
Oi Pessoal ! Aqui está um artigo mostrando uma apresentação atípica da Alopecia Sifilítica. Vejam !
Apesar da alopecia sifilítica ser um tipo de alopecia não ser comum ( apenas 4% dos sifilíticos), é importante incluir essa hipótese diagnóstica em alguns casos mesmo nos casos que a suspeita clínica não é tão evidente.
O quadro clínico mais comum é de uma alopecia difusa (rarefação generalizada), conhecida como “ruído de traça”, porém não é incomum a apresentação atípica da doença. Nesses casos, ela pode ser confundida com eflúvio telógeno, alopecia areata, pseudopelada de brocq entre outros.
Em uma revisão de literatura feita pelo Hospital Universitário em Valência na Espanha, foram relatados 5 casos de alopecia sifilítica. Todos os casos localizados na região pariteo-occipital de homens com idade entre 31- 46 anos. As lesões encontradas foram placas múltiplas de alopecias não cicatriciais e irregulares. Apenas um caso, o quadro abriu como uma alopecia difusa com múltiplas áreas eritematosas. Na imunohistoquímica, foram revelados a presença de numerosas espiroquetas nos folículos e todos responderam ao tratamento com antibióticos.
OBS : No AP sem imunohistoquímica, pode ser encontrado um infiltrado celular misto com plasmócitos, macrófagos, linfócitos superficiais e perivasculares profundos ou infiltrado linfocitico perbulbar mimetizando alopecia areata ou um quadro de eflúvio telógeno não inflamatório. Nesses casos, testes sorológicos dever sem positivos e o tratamento com ATB reverterá a perda de cabelos.
Os dermatologistas devem manter uma alta suspeita clínica da doença nesses casos atípicos das manifestaçōes de sífilis principalmente porque a alopecia pode ser é a única manifestação da sífilis
“A cabeleira agradece …”
Referências Bibliográficas :
Syphilitic Alopecia: A Report of 5 Cases and a RevEstes f the Literature.
Hernández-Bel P, Unamuno B, Sánchez-Carazo JL, Febrer I, Alegre V. Servicio de Dermatología, Consorcio Hospital General Universitario de Valencia, Valencia, Spain.
Tratado de Dermatologia, Fitzpatrick, 2006