Oi Gente,
Nos últimos meses, no consultório, recebi várias pacientes que relatavam alguns hábitos na hora de lavar os cabelos que me chamaram a atenção. Todas apresentavam um cabelo com pouco brilho e um cabelo pesado (sem movimento) causado pelo excesso de resíduos dos produtos capilares. E achei interessante comentar um pouco com vocês sobre o nosso ritual de cuidados com os cabelos.
Começava assim…
“Dra, sabe como é, meu cabelo é muito oleoso na raiz e muito seco nas pontas e por isso, não uso condicionador. Lavo com xampu e aplico creme sem enxague só nas pontas”
Desmistificando…
1- Até mesmo o couro cabeludo cabeludo mais oleoso necessita de condicionamento dos fios. O xampu contém detergentes para retirar toda a sujeira presente no couro cabeludo e fios, porém ele também acaba retirando a oleosidade natural dos fios. Além disso, abre a cutícula, deixando-o mais suscetível a quebra e ressecamento.
2- O condicionador ou máscara hidratante tem a função de neutralizar a carga do cabelo após a utilização do xampu. Por isso, fecha a cutícula e hidrata os fios deixando-o mais macio, leve e com brilho além de facilitar o desembaraço. Em outro post, falo da diferença entre condicionador e máscara (que devemos saber, pois faz toda diferença para alcançar o resultado que você deseja)
– Se o couro cabeludo é oleoso, não deverá ser aplicado diretamente no couro, mas sim ao longo de toda a haste do fio (não só nas pontas). O segredo está em escolher o condicionador/máscara que você precisa. Lembrando que deve ser avaliado tanto o couro quanto o fio no momento da escolha. Há condicionadores altamente hidratantes e com baixa carga oleosa (perfeito para couro cabeludo oleoso).
– Outro segredinho está em enxaguar bem tanto o xampu quanto o condicionador para não deixar resíduos (que pesam o cabelo e deixa com aspecto oleoso).
3- Leavin – São finalizadores !!! Essa classe tende a ter menor concentração de ativos hidratantes que condicionam os fios. Tendem a ter mais resinas poliméricas, silicones entre outros que modelam, fazem proteção térmica, redução de volume/frizz e etc. Seu papel é diferente do condicionador, portanto não o substitui. Existem vários no mercado e cada um para um tipo de fio e função específica e ,estes sim, podem ser aplicados apenas nas pontas. A avaliação é fundamental ara alcançar o resultado desejado.
Espero ter ajudado um pouco…
#acabeleiragradece
Referência Bibliográfica:
.Tricologia e a Química Cosmética Capilar – Halal, John